Compensa vender no iFood?. O “evento” iFood marcou definitivamente o setor de alimentação fora do lar. O market place das comidas permitiu com que milhares de compradores e fornecedores em todo o Brasil pudessem se conectar por meio de sua plataforma. Com isto, tornou-se líder do segmento em toda América latina, superando outras empresas do mesmo setor.
De acordo com dados da SimilarWeb, o iFood, no Brasil, é 16 vezes maior, em comparação com seus principais concorrentes online em relação ao número de usuários ativos diariamente em setembro de 2018.
O sucesso da empresa é refletido em seus números. São mais de 50 mil restaurantes cadastrados e mais de 120 mil entregadores trabalhando. Estes números resultam em mais de 5,1 milhões de usuários cadastrados e mais de 6,1 milhões de pedidos mensalmente. Os dados impressionam, não?
Com isto, não significa necessariamente que vender no iFood possa ser bom para sua empresa. Existe uma série de fatores que devem ser levados em consideração. Dentre eles: logística, margem de lucro comprometida, riscos de assalto da mercadoria, entre outros.
O iFood tem taxas de comissão que variam até 27% do valor do pedido. Ao vender no iFood, o restaurante deverá estar ciente que caso sua margem de lucro seja baixa poderá ter sérios problemas.
O iFood possui dois planos, o Básico e o Entrega, ambos com mensalidade grátis nos 3 primeiros meses.
No Plano Básico (sem entregador), a mensalidade é de R$ 100 para restaurantes que venderem mais de R$ 1.800/mês e a taxa é de 12% sobre o valor de cada pedido. Os pedidos com pagamento online têm desconto de 3,5% referente à taxa de transação cobrada pelos cartões.
No Plano Entrega (com entregador), a mensalidade é de R$ 130 e a taxa é de 25% (nos três primeiros meses) e 27% (nos demais) sobre o valor de cada pedido.
Com tudo que vimos, o que você acha? Compensa vender no iFood?
Arrisco dizer que sim. Mesmo com todas as implicações, é melhor um pássaro na mão do que dois voando. Desde que bem planejado, vender no iFood pode ser uma excelente estratégia. São inúmeros os casos de pessoas que aumentaram substancialmente as vendas de seu restaurante por meio do aplicativo, gerando assim mais lucro.