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Cursos

Gestão para Bares e Restaurantes - Gestão para Bares e Restaurantes

Gestão para Bares e Restaurantes

O mercado pode comemorar o surgimento de mais uma unidade de divulgação de conhecimento no setor. Um grupo de experientes empresários, consultores, palestrantes e lideranças da ABRASEL criou a Escola de Bares e Restaurantes.
Mas o que tem essa escola que possa ser comemorado, de diferencial dos mais de 150 cursos existentes pelo país? Tem o investimento e foco no conhecimento prático, na experiência, na vivência de seus professores, no sucesso já obtidos pelos mesmos no mercado, nas suas respectivas áreas e a brevidade de seus cursos.
O conteúdo do curso é baseado no livro “Como Montar e Administrar Bares e Restaurantes” do Percival Maricato, que foi publicado até a 3º impressão da 9º edição pela editora SENAC São Paulo ,onde o sucesso dessa obra, prática e didática, mostra o caminho.
Objetivo
O objetivo deste curso é fornecer conhecimento, aperfeiçoar profissionalmente, todos os agentes envolvidos com o setor, sejam empresários, sejam funcionários, professores, consultores, enfim, quem precisa de informações rápidas, seguras, em curtos espaços de tempo.
Dia 1 | 19:00 as 22:30
Conhecendo o mercado e o negócio:
– Tendências, evolução, o cliente, o funcionário, qualidades exigidas do empreendedor. Concorrência, riscos do capital investido e do patrimônio pessoal.
Exigências de órgãos públicos para abertura e funcionamento:
– Junta comercial, sanitários, corpo de bombeiros, prefeitura, estado, união.
Preliminares do negócio:
– Capital necessário, custos aparentes e ocultos, sociedade, ponto comercial, locação;
– Montagem física, comunicação visual, importância da ambientação, sonorização e música;
– Ambiente, iluminação, a fórmula capas (cozinha, ambientação, produtos, atendimento e serviços).
– Plano de negócio.
Modelos e conceitos de negócio:
– Independente, crescimento, franquia, filiais, tipo de negócios na área (bar, restaurante, pizzaria, churrascaria, fast food etc).
Revisão CAPAS
Dia 2 | 19:00 as 22:30
Legislação sanitária – Noções básicas
Estruturação de produto:
– Cardápio;
– Desenvolvimento de fornecedores/compras;
– Receituário e fichas técnicas; – CMV – Conceito.
Estruturação de áreas de produção:
– Layout e equipamentos de cozinha/copa/bar (dimensionamento qualitativo e quantitativo) utensílios e adereços
Dia 3 | 19:00 as 22:30
Estruturação de ambiente:
– Mobiliário, cenário e atendimento
Marketing:
– Divulgação, comunicação, promoção, clássico e de redes sociais;
– Concorrência, preços, importância do atendimento e da relação custo benefício.
Dia 4 | 19:00 as 22:30
Gestão de compras e estoque:
– CMV;
– Controles;
– Custos e preços.
Gestão financeira:
– Contabilidade gerencial, tributos, controles e sistemas;
– Meios de pagamento;
– Fiscalizações: fraudes que podem ser usadas por funcionários, fornecedores, clientes e terceirizados.
Dia 5 | 19:00 as 22:30
Gestão de pessoas – administração de funcionários:
– Cultura empresarial, direitos e obrigações.
Problemas jurídicos e administrativos:
– Reforma trabalhista e gorjeta – problemas com ministério e justiça do trabalho.
Como evitar reclamações:
– Tipos de contratos (prazo indeterminado, fixo, intermitente, terceirizado, experiência, etc) com consumidor, civis, com locação, com órgãos públicos, leis onerosas e restritivas de funcionamento (limite de horários, venda de bebidas e cigarros, excesso de ruído etc); – Ecad, Procon, Decon, OMB e outros – Contratação de terceirizados – Contador, Advogados, etc,
Atualidades e resumo – dúvidas, pontos que os alunos desejarem aprofundar.
Entrega dos certificados e encerramento