Contabilidade
Como montar um restaurante self-service
5 dicas para você abrir o seu
Como montar um restaurante Self-Service. Sem sombra de dúvidas o setor de alimentação fora do lar é um dos que mais movimentam a economia brasileira. De acordo com o SEBRAE existem no Brasil cerca de 680 mil pequenos negócios do segmento de bares e restaurantes, sendo que 40% dessas empresas estão classificadas como Microempreendedores individuais e 50% figuram entre as categorias de micro, pequenas e médias empresas.
Analisando superficialmente esses dados pode-se pensar que o setor de alimentação fora do lar é garantia de êxito profissional, mas não é bem assim.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), só três em cada dez estabelecimentos do tipo completam dois anos de funcionamento. Hoje, somente o estado de São Paulo possui mais de 350 mil bares e restaurantes e um em cada quatro bares fecha o mês com prejuízo.
Neste artigo iremos sugerir 5 dicas de “Como montar um restaurante self-service” afim de que você faça parte da estatística positiva.
Estudo de mercado
Entender o que o mercado espera é a melhor maneira de fazer um investimento certeiro. Nada mais natural, já que dessa forma você consegue atuar de maneira mais específica e realmente saber como montar um restaurante self-service.
Na pesquisa, inclua também um estudo sobre qual a localização ideal para o seu negócio, com informações a respeito:
- da concorrência na região;
- das preferências do público;
- de possíveis barreiras ou preconceitos.
Sabendo de todos esses detalhes fica bem mais fácil criar algo que atenda às expectativas do público.
Levante o valor exato do investimento inicial
Quer coisa mais desagradável que planejar gastar uma quantia e depois descobrir que vai precisar desembolsar muito mais? A sensação é horrível e revela como a falta de planejamento pode penalizar qualquer negócio.
Para não sofrer com isso, faça uma projeção completa do quanto vai precisar investir, do capital de giro necessário e de todos os outros detalhes necessários para não tomar sustos com despesas inesperadas.
Formalize o negócio
Saber como montar um restaurante self-service envolve um cuidado especial: a formalização. Você vai precisar:
- fazer o registro na junta comercial local;
- resolver questões com a Anvisa;
- emitir alvarás e certidões;
- contratar um escritório de contabilidade;
- registrar os seus colaboradores e outras atividades burocráticas.
Esteja preparado para toda formalização que o processo envolve, pois essa é a melhor maneira de se preparar e operar segundo as exigências legais. Para isso procure um escritório de contabilidade especializado em bares e restaurantes que possa te ajudar. Para este fim você pode contar conosco, da Fernandes Araújo, contabilidade especializada para bares e restaurantes.
Compre os equipamentos necessários
Como você deve imaginar, abrir um self-service exige a compra de muitos equipamentos. É necessário investir em uma cozinha industrial e bem montada, mesas, cadeiras, pratos, talheres e vários outros detalhes. Nesse momento, nem sempre é melhor comprar os mais baratos. Preze por compras mais bem planejadas, visando sempre o melhor custo-benefício. Isso significa que, às vezes, é melhor pagar um pouco mais e garantir um equipamento com mais qualidade e durabilidade. Nossos clientes contam com descontos exclusivos em parceiros que fornecem equipamentos para quem deseja abrir um bar ou restaurante.
Monte cardápio e estrutura
O cardápio deve ser montado da forma mais variada possível, pois assim você consegue atrair e fidelizar pessoas diferentes. Aposte em saladas, algumas opções de carne e varie os acompanhamentos conforme o dia da semana.
Esse ponto faz muita diferença, pois pode funcionar como um direcionador para o seu negócio. Conforme o tempo vai passando, fica mais fácil perceber o que faz mais e menos sucesso.
Esperamos que com essas dicas de como montar um restaurante self-service você possa pensar se isso é exatamente o que você quer, caso seja, esperamos com este conteúdo introduzi-lo nas dificuldades existentes do setor, e algumas dicas de como não fazer parte da estatística negativa.
Portanto, caso haja mais dúvidas você pode nos contatar. A Fernandes Araújo como contabilidade especializada em bares e restaurantes poderá ajudá-lo neste projeto.