Marketing Digital Para Restaurante. Investir em marketing é hoje uma estratégia indispensável para um negócio de sucesso. Todo empreendedor que se preze compreende que dado ao modo de consumo da sociedade, em que pelo menos 70% das pessoas pesquisam sobre o lugar antes de visitá-lo (aliás, estou fazendo isso agora), ter um bom posicionamento no mundo digital é “questão de sobrevivência”. É por isso que neste artigo daremos à você, 5 dicas de como aplicar marketing digital para restaurante.
Defina um público-alvo
Num universo totalmente pulverizado, como é a internet, definir um público é excelente para que você possa planejar todas as ações estratégicas da sua empresa. Você precisa ter de modo muito claro o que o seu público deseja encontrar em seu restaurante, qual o poder aquisitivo deste cliente, o seu gosto, o que conta na hora de decidir qual restaurante frequentar e tudo aquilo que exerça poder de influencia sobre esse público. Com estas informações a pessoa responsável pelo marketing delineará todas as ações necessárias para atingir este público.
Desenvolva um site relevante para o público
É surpreendente a quantidade de estabelecimentos que na chamada “era da tecnologia” não tem um site. Para um restaurante que pretenda se manter no mercado é indispensável que se tenha, mas não um site qualquer, e sim um site que possa ser uma extensão do seu negócio, que mostre ao seu cliente tudo que for possível saber sobre o seu negócio, informações como: contatos, menu, atrações, dia e horário de funcionamento, se possui estacionamento, se possui fraldário, os meios de pagamento, imagens do ambiente, enfim, tudo que dará ao cliente informações suficientes para tomar a decisão de visitar o estabelecimento. Além de todas estas informações, o site precisa ser funcional, isto é, oferecer oportunidades do cliente fazer pedido e ter boa navegação em dispositivos móveis (celular, tablet e etc..)
Utilize as redes sociais
Mais de 70% dos pequenos empresários utilizam as redes sociais para fazerem negócios. Mas qual rede social utilizar? Quem responde essa pergunta é a própria persona. No estudo de persona é possível identificar quais redes sociais o seu público mais utiliza, quais os horários e o tipo de conteúdo que consomem nessas redes. Com estas informações é possível criar uma estratégia de comunicação direta com o público definido, e utilizar as redes sociais tanto para prospecção de novos clientes, como também um canal de atendimento ao consumidor, tirando eventuais dúvidas e etc.
Invista em links patrocinados
Muitas pessoas se questionam se de fato é vantajoso para um negócio, principalmente para um negócio de comida, investir em links patrocinados. Para responder a esta questão é necessário avaliar uma série de fatores: qual o objetivo dos links patrocinados, as palavras-chaves escolhidas, a página de destino, e principalmente a estratégia utilizada. Desde que bem planejada a estratégia de links patrocinados pode trazer excelentes resultados.
Invista em conteúdo orgânico
Outra maneira de manter um site bem ranqueado nos motores de buscas do Google é através de conteúdo orgânico, porém, existem diversos fatores que podem gerar algumas implicações caso não sejam observadas. Para um site ter notoriedade no maior portal de buscas do mundo, são avaliados uma série de quesitos. Este conjunto de ações estratégicas para ranquear um site é chamado de SEO (Search Engime Optimization). Uma das principais ações do SEO é a produção de conteúdo orgânico, isto é, a produção de conteúdo que não sejam patrocinados nos motores de busca.
A longo prazo conteúdo orgânico pode ser muito rentável, primeiro por ter baixo custo, segundo pela relevância que obterá nos motores de busca. No entanto, vale salientar que para ranqueamento através de conteúdo orgânico leva muito mais tempo do que por links patrocinados, por isso a necessidade de produzir material relevante para o seu público-alvo constantemente.
Marketing Digital Para Restaurante é uma das principais ferramentas que os gestores podem usar ao seu favor, não fique para trás, as pessoas estão mudando, as coisas estão mudando, e principalmente, o modo de consumir está mudando, e o marketing digital para restaurantes é uma potente arma nessa conjuntura.