Como melhorar o atendimento no restaurante?
Reclamação de cliente por má atendimento é sem sombra de dúvida um dos maiores motivos de reclamações em um comércio de alimentação fora do lar. Dentre os motivos que levam a um cliente a fazer uma avaliação negativa por mau atendimento, pode-se considerar diversos aspectos, dentre os quais podemos destacar: demora no atendimento, demora na entrega do pedido, insatisfação com a qualidade do alimento, desconhecimento do garçom quanto aos produtos oferecido pelo bar ou restaurante, cobranças abusivas e muito mais.
No artigo de hoje nós vamos dar 5 dicas para que você melhore o atendimento em seu bar ou restaurante, e assim possa diminuir o índice de avaliações negativas em seu comércio. Afinal, o que as pessoas pensam ao respeito da sua empresa é muito importante.
SEJA O MAIS HONESTO POSSÍVEL
Honestidade é uma virtude fundamental em qualquer relação, principalmente nas relações comerciais, nas quais as partes “clientes e fornecedores” estão diretamente envolvidos.
É imprescindível que toda a empresa se relacione com o cliente da maneira mais transparente possível, não se beneficiando de qualquer quantia de dinheiro que tenha sido adquirida, de forma que o cliente não esteja ciente. Infelizmente vivemos num país onde virtudes como estas são destaques, portanto, que sua equipe tenha valores fundamentais, dentre os quais honestidade seja um deles.
TREINE BEM SUA EQUIPE DE GARÇONS
O garçom talvez seja a única oportunidade, ou, critério para avaliação do cliente aos serviços prestados. O garçom é o profissional de seu bar ou restaurante responsável para encantar o seu cliente e por fazer voltá-lo naquele recinto, por isso, é necessário que a impressão seja das melhores. Para tal êxito é necessário uma equipe muito bem qualificada e a melhor maneira de se fazer isso é investindo em treinamentos, de forma que treinamentos de aperfeiçoamento seja parte da rotina dos funcionários.
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CRIE E CUMPRA OS ÍNDICES DE QUALIDADE EM ATENDIMENTO
“Aquilo que não é mensurado não pode ser melhorado”. Essa é uma das verdades inquestionáveis no universo empresarial. Toda empresa precisa de KPIs – indicadores chaves de desempenho, afinal, são por meio destes índices que as ações estratégicas são tomadas. É importante que seu bar/restaurante os tenha.
Crie índices que possam trazer eficiência e mensure-os periodicamente, crie índice de tempo-limite para atendimento ao cliente, índice de tempo-limite para entrega de pedido, índice de gorjetas voluntarias e tudo que possa expressar qualidade de atendimento. E o mais importante, cumpra os índices definidos!
MANTENHA O AMBIENTE SEMPRE LIMPO
Nada é mais desagradável do que estar num ambiente sujo, principalmente se for um ambiente onde se façam refeições. Por isso, a limpeza deve ser exigência imprescindível, em todo o estabelecimento, desde a recepção até a cozinha. Isso sem sombra de dúvidas será notado pelo seu cliente que avaliará seu comércio como um recinto frequentável, melhorando incrivelmente a percepção do cliente sobre seu restaurante.
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