Como atrair clientes para restaurantes através da experiência. Esta é uma das grandes dificuldades na gestão de um bar/restaurante, fazer com que o cliente tenha uma experiência ímpar em seu restaurante.

É por isso que hoje eu estou aqui para falar sobre “como atrair clientes para restaurantes através da experiência”.

Se eu te perguntasse, qual a sensação, o que o seu cliente sente ao estar em seu bar/restaurante? Você saberia me responder?

Sem cogitar, acredito que mais de 90% não saberiam dizer, o que é uma realidade lamentável. Talvez alguns se perguntem, mas porque eu preciso oferecer uma experiência ao meu cliente, isso realmente é importante?

Segundo a professora adjunta II do curso de Hotelaria da Universidade Federal do Pernambuco, Viviane Salazar, desde o inicio do ano 2000, as pessoas vivem na chamada Era da Experiência. Isso significa que elas passaram da oferta de produtos (café), para a oferta de serviços (cafeterias) e de experiências (Starbucks).

“Em cada uma dessas mudanças de época foi agregado algum tipo valor aos serviços de alimentação. Experiências são os resultados dos encontros entre provedores e clientes, e da vivência de situações de consumo, que são criadas para estimular os sentidos: visão, audição paladar, olfato e tato”.

Segundo a professora, esses sentidos envolvem além dos estímulos físicos, sentimentos e emoções. “O modo como consumimos a comida hoje mudou com o comportamento da sociedade como um todo. Não consumimos somente produtos alimentícios, mas símbolos e passamos de uma perspectiva racional para um envolvimento nas experiências de consumo em busca de prazer”, enfatiza.

De acordo com a professora, sair para comer é muito mais que saciar a fome. Hoje é um modo de divertir-se. Segundo ela, os americanos criaram um termo especifico para representar essa nova forma de consumo, o eatentertainment (eat + entertainment). Assim, cada dia mais, os negócios de alimentação estão buscando oferecer experiências únicas para se diferenciarem da concorrência, alguns investem na forma de atendimento, na acomodação, no tempero, entre outras coisas.

Pensar numa experiência que seja marcante ao cliente é pensar em como transformar aquele momento em algo mágico, em algo que o cliente não encontre facilmente. Para que tal feito aconteça é necessário com que se conheça muito bem o que o público deseja encontrar em seu restaurante, e o quanto ele valoriza isso.

Encerro este artigo perguntando, qual experiência o seu restaurante oferece ao seu cliente? Pense nisso.

Em nosso próximo artigo voltaremos a falar do tema, enquanto isso se tiver alguma dúvida entre em contato conosco!

Até a próxima!

 

 

 

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