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    Como evitar perda de receita no restaurante

    Saiba como manter a receita do seu restaurante num período de crise!

    Como evitar perda de receita no restaurante - Como evitar perda de receita no restaurante

    Como evitar perda de receita no restaurante. É sobre este tema que vim falar com vocês neste artigo!

    Eu me chamo Willian Lima e sou gerente comercial aqui na Fernandes Araújo Contabilidade. Neste artigo eu vim falar sobre um dos assuntos mais delicados na gestão de um comércio alimentício (perda de receita).

    Com enormes mudanças das áreas políticas e econômicas, (fatores externos) que ocasionaram uma alta taxa de desemprego e impacto nas finanças da sociedade, muitas pessoas reduziram os gastos com consumos em alimentação fora do lar, refletindo numa perda considerável de receita para muitos comércios.

    Diante dessa realidade muitos empreendedores buscaram alternativas para manter a receita, e a margem de lucro adequada para um negócio saudável, no entanto, muitos empreendedores ainda não sabem o que fazer. Com base em nossa experiência de mercado, e em inúmeros casos de clientes, amigos, parceiros e empresários, irei sugerir 3 dicas que podem ajudá-lo neste momento delicado.

    1 – Mudança de regime tributário: sem sombra de dúvidas uma das principais dores do empresariado é a alta carga tributária que muitos estão sujeitos. As empresas são tributadas com base nas alíquotas do regime tributário que a empresa optou, sendo os 3 principais: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Num momento delicado como este é importante um estudo tributário para que sejam verificadas as possibilidades de diminuição da carga tributária. Muitas vezes é possível diminuir os impostos da sua empresa, sendo tributada por outro regime. Procure uma contabilidade que possa verificar a viabilidade de tal mudança e o ajudar neste processo.

    2- Gestão de estoque: este ainda tem sido um dos principais itens que impactam diretamente no capital de giro de uma empresa, e na perda de receita. Para uma gestão de estoque eficiente alguns itens são indispensáveis, a princípio citarei apenas 3, mas isso pode variar de comércio para comércio.

    Software de gestão eficiente. É assustador saber que uma empresa que já possua certo nível de movimentação ainda faça o controle de suas operações em planilha.  Um software eficiente pode possibilitar informações essenciais a fim de reduzir custos desnecessários, mas para isso é necessário ter um software de gestão eficiente, que integre frente de caixa, compras, financeiro e outras áreas.

    Histórico de consumo. É importante que a empresa tenha o histórico dos alimentos consumidos, informações como: quantidade, época de maior consumo, média de pedidos do mesmo prato por dia, e etc. Com estas informações a pessoa responsável pelo setor de compras da empresa consegue ter dados precisos para gerenciar melhor os recursos financeiros destinados a compra.

    Auditoria. Uma das práticas que tem crescido cada vez mais é a auditoria. Muitos empresários fazem auditoria interna, com auxilio dos próprios funcionários, da quantidade de bebida, ou de algum outro alimento. Com estes dados é possível confrontar as informações do sistema, havendo divergência é possível que tenham ocorrido vendas não registradas, ou registros em duplicidade, fazendo com que haja divergência entre a situação real e a situação informada em sistema.

    3BPO Financeiro. Quanto custa sua hora enquanto gestor? Já parou para pensar nisso? Tenho certeza que depois de descobrir isso você vai concordar comigo que é um valor bem considerável para alguém ficar focado na operação, e não na gestão. Uma das atividades que mais tomam tempo dos donos de bares e restaurantes são os serviços financeiros: pagamentos, conciliação bancária, fechamento de caixa e outras atividades. Em alguns casos isso chega a tomar 3, 4 e até 5 horas do dia de um empresário, e muitas vezes ele não tem informações relevantes para o negócio dele.

    Se eu lhe perguntar, quanto você tem para receber daqui á 11 dias, dos créditos de maquininhas de pagamento, você saberia me dizer? Muitos não saberiam. A terceirização deste serviço tem crescido cada vez mais, com isso o empresário reduz o custo de mão de obra, realocando um funcionário que faz este serviço para outra função (ou às vezes até ele mesmo) e com informações muito mais precisas.

    Estas são algumas poucas, mas muito valiosas dicas que podem ajudá-lo a manter a receita de seu restaurante, e consequentemente manter seu negócio aberto.

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