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Food Experience
como atrair clientes para restaurantes através da experiência
Food Experience. No último artigo nós falamos sobre a experiência que o seu restaurante oferece ao cliente, e a importância disso.
Quando falamos do termo experiência, parece que estamos falando de detalhes que são realidades de restaurantes como Outback, Paris 6, ou bares como Frank Bar, SubAstor, entre outros. E na verdade é uma realidade que se aplica a bares e restaurantes de qualquer tamanho.
Por isso hoje eu estou aqui para falar sobre “Food experience”.
Mas afinal, que diabos é food experience?
O conceito de Food Experience é bem simples. Na verdade, o termo em inglês tem como tradução literal “experiência da comida” e basicamente esse é o significado real.
Entende-se que para atrair clientes para o restaurante é levada em conta toda a experiência oferecida, desde o momento em que se entra no estabelecimento até o pagamento da conta, e não apenas a refeição fornecida, como era pensado até então, mas lembre-se, a comida ainda é o elemento principal, no entanto, não adianta oferecer o melhor prato, se a experiência como um todo não é satisfatória.
Para exemplificar gostaria de contar uma experiência que me ocorreu em meados do mês de Dezembro de 2018. Ao completar ano fui com alguns amigos e familiares num bar na zona sul de SP, a fim de comemorar meu aniversário. Para entrarmos no local tivemos que esperar aproximadamente 20 minutos, mas como estávamos chegando não iria deixar isso atrapalhar nossa comemoração. Ao entrarmos, um ambiente super agradável, música ao vivo, sem brigas, o pedido chegou rápido, comida maravilhosa, tudo perfeito, atéééééé, precisarmos do garçom, uma luta para encontrar um garçom que estivesse disponível para continuar nos atendendo, e depois de muito insistir, conseguimos o que queríamos e fechamos a conta. Ao nos dirigirmos ao caixa, a pior decepção que tivemos naquela noite, pasmem, ficamos quase 20 minutos na fila para efetuar o pagamento,só havia 1 funcionário no caixa atendendo.
Ou seja, por mais que a comida, o ambiente, e tudo mais tenha sido bom, houve detalhes que não fizeram daquele lugar uma experiência impar, em que nada saísse errado, ou que aquilo que saiu errado, não tivesse impactado na minha experiência. Como eu odeio fila, a última experiência que tive com o local foi totalmente desagradável.
Talvez sem você perceber os seus clientes passam pela mesma coisa!
Ok Willian, e como eu faço para perceber algo que não está oferecendo uma experiência legal para o meu cliente?
Você pode começar pedindo aos clientes, ao saírem, avaliarem e darem sugestões de melhora. Você pode pedir para algum conhecido ir até o local, como qualquer outro cliente, e ao final relatar sua experiência, você vai perceber que existem detalhes mínimos que poderiam fazer enormes diferenças, coisas básicas, como oferecer wi-fi, oferecer banheiro masculino com fraldario , estacionamento e muito mais.
Vamos fazer um combinado? Todo mês você buscará tornar uma experiência agradável ao seu cliente, com aquilo que hoje não é agradável, beleza?
E se você você quiser, compartilhe os resultados alcançados conosco 😀
Por hoje é só pessoal, voltaremos no próximo artigo com mais sugestões.
Até breve!
Willian Lima
Gerente Comercial da Fernandes Araújo Contabilidade